terça-feira, 31 de março de 2015

O Vampiro Lestat

O livro autobiográfico do personagem mais famoso e cativante da autora começa com suas alto-descrições, narrado em primeira pessoa, traz o ponto de vista do Lestat de Lioncourt e sua tentativa de desconstruir a imagem criada pelo Louis no livro anterior “Entrevista com o Vampiro” (Primeiro volume da saga) já que a história virou um best-seller e chegou a milhões de cópias vendidas, atraindo assim fãs e os próprios vampiros que viviam entre os humanos sem serem notados, pois na obra literária continham segredos e mitos revelados sobre a própria raça.

Mesmo quem não acompanha a autora Anne Rice, já deve ter assistido ou ouvido falar de a “Entrevista com o Vampiro” um livro e filme mais denso, melancólico focando mais na personalidade do Louis. 

Aproveitando o sucesso do livro, ele se lança como astro de rock, lança sua própria alto-biografia e torna-se público mesclando entre ser/parecer um verdadeiro vampiro, sem ser notado pelos fãs, e sem perceber acaba despertando com sua música a temida Akasha, a Rainha dos Condenados. 

Após ser acordado de seu sono de imortalidade, ele nos mostra em 467 páginas toda a sua vida. Seu momento humano na França no século XVIII, vivendo numa família nobre, porém falida. Conhecemos suas aventuras e caças onde tenta se libertar do ambiente desprezível em que vive com seu pai e irmãos, por outro lado tem por sua mãe Gabrielle um amor incondicional. Acompanhamos sua relação com o Nicolas de Lenfent, seu primeiro amor proibido e todas as aventuras de um jovem nobre que adorava aventuras e se sentir livre. Fadados do clima monótono, tradicional e opressivo os dois fogem para Paris, onde na liberdade vivem momentos de muita bebedeira, diversão, embalados pelo violino do Nicolas, discutem sobre a vida, citam sempre o poder do “bem e o do mal” e é quando chega o momento em que ele entra no teatro e assume seu amor pela arte, música e teatro.

“A melhor personificação do personagem”

Um dos momentos mais importantes da trama é sua transformação onde conhece o Magnus, seu criador, e a partir daí começa a conviver, aprender e tentar ser o mais humano possível com os seus novos dons sobrenaturais, ele não tem em quem se apoiar e aprende a criar sua nova personalidade sozinho. A Rice mostra sua potencialidade na escrita quando nos confunde e nos faz questionar a complexidade do Lestat em relação a sentimentos, desejos, e conflitos pessoais. No auge de sua ira, natureza de predador, sádico e cruel, grande manipulador, esbanja sedução e usa de sua esperteza para atrair suas vítimas, mas comete erros e por ser impulsivo chega próximo de ser visto como um humano, e é nessa ingenuidade que sua essência humana ganha forma e entramos em suas crises existenciais.

 Em sua busca por respostas, somos apresentados a vampiros mais velhos. O Marius, que conta um pouco sobre como tudo começou, os criadores e origens, o doce e romântico Vampiro Armand do teatro dos Vampiros que narra um pouco sobre como foi criado e contamos com surpresas e reviravoltas incríveis, o retorno do Louis na história fica marcado como um dos momentos mais legais.

De várias formas é provável que muitos leitores se encantem e criem empatia pelo grande Lestat, louco, apaixonado, intenso, e extremamente impulsivo. Algumas histórias não são amarradas ao final do livro e engata numa nova e incrível história em “A Rainha dos Condenados” o terceiro volume da saga.

 *Anne Rice*
-AS CRÔNICAS VAMPIRESCAS-Volume 2 -
O Vampiro Lestat- Editora Rocco – Edição 2009 –
Texto escrito por Alison Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário